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quinta-feira, 2 de junho de 2016

Primeiras impressões: Honda CB 500F

Primeiras impressões: Honda CB 500F

Modelo chega ao Brasil a partir de R$ 22.000 e revive nome de sucesso.
Motor de 50,4 cv tem bom funcionamento; visual é radical, mas sem luxos.

Um nome ainda fixo no imaginário do motociclista e uma faixa de cilindrada sem opções no mercado brasileiro: com estes pontos a favor, a Honda traz de volta a CB 500 ao Brasil, principal destaque da marca no Salão Duas Rodas 2013.


G1 avaliou a CB 500F, primeira das versões da “família 500” a chegar ao país, a partir de R$ 22.000 – com ABS, o preço sobe para R$ 23.500.
Esqueça da "finada" CB 500, que parou de ser produzida Manaus em 2003. Esta geração foi feita do zero, fazendo sua estreia mundial no Salão de Milão de 2012. São três versões: F, R e X. A 500F é a que mantém maior semelhança com a extinta CB 500, vendida entre 1997 e 2004 no Brasil.

Assim como a antiga CB, a F se encaixa na categoria naked, ou seja, é um modelo sem carenagens, que deixa o motor exposto. A CBR 500R, com características esportivas, e a crossover CB 500X, de visual aventureiro,
15/10/2013 10h21 - Atualizado em 15/10/2013 16h18

Primeiras impressões: Honda CB 500F; assista a vídeo

Modelo chega ao Brasil a partir de R$ 22.000 e revive nome de sucesso.
Motor de 50,4 cv tem bom funcionamento; visual é radical, mas sem luxos.

Rafael MiottoDo G1, em Indaiatuba (SP)
Um nome ainda fixo no imaginário do motociclista e uma faixa de cilindrada sem opções no mercado brasileiro: com estes pontos a favor, a Honda traz de volta a CB 500 ao Brasil, principal destaque da marca no Salão Duas Rodas 2013.
G1 avaliou a CB 500F, primeira das versões da “família 500” a chegar ao país, a partir de R$ 22.000 – com ABS, o preço sobe para R$ 23.500.
Esqueça da "finada" CB 500, que parou de ser produzida Manaus em 2003. Esta geração foi feita do zero, fazendo sua estreia mundial no Salão de Milão de 2012. São três versões: F, R e X. A 500F é a que mantém maior semelhança com a extinta CB 500, vendida entre 1997 e 2004 no Brasil.
Assim como a antiga CB, a F se encaixa na categoria naked, ou seja, é um modelo sem carenagens, que deixa o motor exposto. A CBR 500R, com características esportivas, e a crossover CB 500X, de visual aventureiro, completam a nova linha da Honda no país.
Com a chegada das 500, a ideia da montadora é ter uma nova opção de entrada para modelos de maior cilindrada. No primeiro ano, a expectativa é vender 20.000 unidades da linha, chegando a 30.000 em 2016. Se isso se concretizar, será a moto acima dos 450 cc de cilindrada mais vendida do Brasil, liderando o segmento das chamadas "motos grandes".
Honda CB 500F (Foto: Gustavo Epifanio/G1)Honda CB 500F (Foto: Gustavo Epifanio/G1)
Como vantagem para a Honda, a nova CB 500 tem o fato de “acelerar sozinha” nesta faixa de cilindrada, já que as concorrentes mais próximas têm motores maiores. Pela falta de opções de 500 cc, sobra para Kawasaki ER-6n e Suzuki Gladius 650 competir com uma moto mais acessível, porém, de desempenho mais contido.
Ainda aparece no segmento a Kasinski Comet 650, a mais barata de todas, mas sem grande aceitação no mercado brasileiro. Devido à versatilidade e proximidade de preços, a CB 500 pode ainda “roubar” vendas até de modelos de menor cilindrada, como a Falcon (R$ 16.900), da própria Honda, e a pequena esportiva Kawasaki Ninja 300, apesar das propostas diferentes.
Honda CB 500F concorrentes (Foto: Editoria de arte G1)
Visual impressiona
Ao primeiro olhar, a CB 500F impressiona. O modelo é realmente encorpado e o conjunto formado entre o farol dianteiro, estilizado. As carenagens laterais ao tanque, também utilizado na nova geração da CG, são bonitas. No entanto, na dianteira, há detalhes azulados nos cantos superiores do farol, provocando até um exagero de informações visuais.
Motor é bom, mas não emociona
A antiga CB 500 tinha 54 cavalos de potência a partir de seu motor bicilíndrico de 498,8 cc, com dois carburadores e refrigeração a ar. Os números indicam mais força do que o do moderno propulsor da nova 500F, que alcança os 50,4 cv. Com injeção eletrônica e refrigeração líquida, a nova cilindrada é menor, de 471 cc.
Honda CB 500F (Foto: Gustavo Epifanio/G1)Honda CB 500F (Foto: Gustavo Epifanio/G1)
Na prática, a Honda procurou oferecer  potência máxima do motor bem mais cedo na nova CB. Enquanto, antigamente, a CB era uma moto que pedia o giro do motor lá em cima, atingindo a total cavalaria a 9.500 rpm, na nova geração isso ocorre em 8.500 rpm. A força do torque, de 4,55 kgm, também chega logo a 7.000 rpm – na CB da década passada só aparecia aos 8.000 rpm.
Com isso, a CB 500F tem uma tocada confortável, sem exigir que o motor fique no limite de rotações para ter o melhor desempenho, tornando-a boa opção para rodar na cidade. Os grandes destaques do motor são a linearidade e suavidade, com pouca vibração chegando ao motociclista. Este bicilíndrico está longe de ser empolgante, como são os "espertos" propulsores de suas rivais, mas este nunca foi o objetivo do desenvolvimento da Honda.

A moto foi criada para atender ao novo sistema de habilitação para condutores na Europa, que, desde o início de 2012, tem nova categoria para motos, a A2, limitada a 35 kw de potência (48 cv) e que pode ser obtida a partir dos 18 anos. Porém, esta regra não existe no Brasil, o que possibilitou à marca extrair alguns cavalos a mais, chegando aos 50,4 cv.

Sem emocionar, seu intuito é ter consumo baixo, que pode chegar a 28 km/l, como informa a Honda, número que faz apreciar o seu desempenho com outro olhar. Podendo chegar à autonomia de 420 km, com seu tanque levando 15,7 litros de gasolina, a CB se torna uma opção de moto econômica.
Na estrada, a moto mantém 120 km/h com facilidade, mas poderia ir além disso, ultrapassando 180 km/h, diz a marca. Como o motor, o câmbio de 6 marchas também se destaca pela maciez, com engates precisos e de fácil acionamento.


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